13/04/2012

As temidas bolinhas!


Leitores queridos, hoje vou falar sobre algo muito desagradável que acontece aos trabalhos feitos em tricô e crochê e o que fazer para evitá-lo... 

Bolinhas... Nada é mais horrível do que um blusão de lã cheio de bolinhas, deixa qualquer um com aparência de desleixo.


Porque acontece?
 
Bom primeiramente os próprios fios tem sua parcela de culpa, pois muitos deles são feitos com fibras sintéticas e não recebem tratamento adequado durante a fabricação (principalmente os fios mais baratinhos). Outro motivo é forma como cuidamos (ou não cuidamos) das nossas peças em tricô e crochê.


O que fazer para evitar?
 
Lavar à mão, sem esfregar e sem torcer, apenas esprema com ajuda de uma toalha (que vai absorver a água). Oneroso demais? Tá então tá, lave no ciclo de roupas delicadas de sua máquina de lavar e não centrifugue, use o esquema de espremer com ajuda de uma toalha. Ainda tá difícil? Ok centrifugue um pouquinho na máquina, mas faça isso peça por peça para evitar o atrito entre elas. E é isso aí, se lavar tudo junto e de qualquer jeito a durabilidade vai ser bem menor do que se tomar esses cuidados e se for uma peça mais delicada então nem se fala.

Outra coisa que jamais deve ser feita é escovar uma roupa de lã, sério gente, o resultado será catastrófico, vai encher de fiapos que depois se transformam em inúmeras bolinhas. Para remover as manchas use um alvejante sem cloro. Eu indico Vanish, é caro mas é garantia de sucesso, já investi nuns mais baratinhos e só joguei dinheiro fora.

E não esqueçam de que a melhor forma de guardar sua peça de tricô é em saquinhos de TNT, que permitem a ventilação e evitam o atrito com outras peças de lã.


Já aconteceu. E agora?
 
Para remover as bolinhas o melhor é usar uma luva de borracha ou papa bolinhas. Na primeira opção, basta você esticar bem a peça e passar a luva, primeiro no sentido contrário e depois no sentido do trabalho. Isso vai remover boa parte das bolinhas, mas para remover totalmente o mais indicado é a segunda opção. O único cuidado que você precisa ter ao usar um papa bolinhas é de verificar se não há nenhum fiozinho puxado na peça, se houver, esse fiozinho precisa primeiro ser passado para o avesso pra só então usar o aparelhinho. Também recomendo você usar pilhas recarregáveis porque gasta muuuuuuuita pilha (já ouvi falar que tem alguns elétricos, mas nunca encontrei pra comprar). E de maneira nenhuma usem fita adesiva para arrancar as bolinhas nem puxem deliberadamente com os dedos, isso só vai piorar a situação, a roupa vai ficar cheia de fiapos que vão virar vocês já sabem o quê né hehehehe







Bom por hoje é isso, bjs, bjs, bjs e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário! Em breve responderei!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...